Vereadores homenageiam ex-diretora Sebastiana de Miranda Calvi

A ex-diretora da escola Antônio dos Santos Neves, Sebastiana de Miranda Pinto Calvi foi agraciada com a Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Boa Esperança. A solenidade aconteceu durante a sessão ordinária realizada na última quarta-feira, 04, no plenário da Casa de Leis “João Nato Neves”.

Os seus 43 anos de dedicação como educadora no município, considerada uma profissional exemplar, pluralista, fraterna, autêntica em seus atos, uma mulher valorosa e excelente mãe, a tornaram merecedora da Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Cleides Helena Capetinni (PT) e teve a assinatura dos demais vereadores. A referida Moção foi aprovada por unanimidade dos parlamentares.

De acordo com a Moção, dona Sebastiana sempre foi “atuante, um ícone do município, ultrapassou as suas fronteiras territoriais, não mediu esforços físicos e emocionais para contribuir com a expansão do conhecimento e a formação da personalidade de milhares de cidadãos esperancenses. Em muitos momentos, com lágrimas e dor, suportou devido ao seu amor ao próximo e seu objetivo de vida, em promover o bem estar, a fraternidade e a igualdade a todos, sem distinção de credo religioso, cor, posição política ou financeira.”

Durante a solenidade, que foi marcada por muita emoção, a homenageada sentou-se junto à mesa como convidada especial, sendo assistida por amigos de profissão, colegas de trabalho da época, ex-alunos e familiares. Dona Sebastiana, ao utilizar a palavra, bastante emocionada, agradeceu o carinho dos colegas, familiares e ex-alunos que a acompanharam em toda sua trajetória. Ele quebrou o protocolo da sessão, ao convidar todos os presentes para formar um círculo no Plenário, onde usou a palavra, relatando a sua trajetória frente à direção da escola.

Dona Sebastiana disse ter o sentimento do dever cumprido ao longo dos 43 anos como diretora e de ter dado sua parcela de contribuição à Educação de Boa Esperança. Bastante emocionada, a ex-diretora agradeceu o reconhecimento aprovado pelos vereadores ao concederem a Moção de Aplausos.

Praticamente todos os vereadores que usaram a palavra, afirmaram que a ex-diretora Sebastiana foi mais que merecedora da homenagem em forma da Moção de Aplausos, argumentando que o que ela fez pela Educação sempre será lembrado, como profissional exemplar, pessoa de caráter ilibado e querida por todos moradores.

Trajetória

Natural de Guanhães – Minas Gerais, Sebastiana de Miranda após ter estudado em várias escolas no Estado mineiro, e se formado em Pedagogia no município de Caratinga, e posteriormente em Ciências Física e Biológica na UFMG, na capital Belo Horizonte, iniciou suas atividades na área educacional em 1975, ano em que mudou-se para Boa Esperança. No mesmo ano assumiu a direção da ‘Escola Técnica de Comércio’, unidade de ensino existente no município naquela época, e que era mantida por um grupo de cidadãos esperancenses, que se organizaram e formaram a “Associação Sociedade Beneficente de Educação e Ensino de Boa Esperança”.

Ainda em 1975, solicitou audiência junto ao então governador Élcio Alvares, com apoio do prefeito da ocasião Emerson da Rocha Verly e o vereador/presidente da Câmara Alceu Faria de Carvalho, o Ceceu, defendendo a necessidade de construção de uma nova escola.

A solicitação foi atendida e no ano seguinte a obra foi iniciada, tendo a sua conclusão ocorrida no final de 1977, no mandato do então prefeito Amaro Covre. A escola denominada Antonio dos Santos Neves iniciou as atividades no ano letivo de 1978, tendo como diretora dona Sebastiana de Miranda Pinto Calvi, que permaneceu no cargo até se aposentar no ano de 1998.

Legalidade

De acordo com o artigo 260 do Regimento Interno da Câmara Municipal, a Moção é a proposição em que o Vereador sugere a manifestação da Câmara sobre determinado assunto, apelando, aplaudindo, protestando ou repudiando. Constando na Ordem do Dia, ela tem discussão e votação única.