Câmara Municipal promove audiência pública para discutir sobre transporte de alunos do CEIER

Demonstrando preocupação com um grupo de alunos da Escola CEIER, que nos últimos meses tem feito diariamente a pé o trajeto do bairro Vila Tavares, Nova Cidade e Vila Fernandes até a escola, num percurso de aproximadamente 01 km, o presidente da Câmara Marquinhos do Sindicato propôs de forma urgente a realização de audiência pública para discutir o assunto.  A proposta foi discutida por outros vereadores que também apoiam a ideia.

A audiência pública será realizada na próxima quinta-feira, dia 26, a partir das 17:30h, no Plenário João Nato Neves, na Câmara.  Estão sendo convidados, além de representantes da Prefeitura, da secretaria de Estado da Educação e da mencionada escola, alunos e pais, bem como, educadores e sociedade em geral.

O vereador/presidente usou a tribuna livre na última sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 18, onde relatou que recebeu vários pedidos de apoio de alunos e seus respectivos pais para buscarem uma solução junto à secretaria de Educação do município, para tanto, apresentou várias fotos dos alunos transitando na via, inclusive debaixo de chuva.

Marquinhos mostrou-se preocupado com a situação dos alunos do ensino fundamental e médio, que possuem a faixa etária de 10 a 17 anos, especialmente com o fator da segurança na rodovia ES 315, que tem um considerável tráfego de veículos para a região de Bela Vista e Santa Maria e até a BR 101 em São Mateus.

Na última quinta-feira, 19, Marquinhos convidou o secretário de Educação, Sebastião da Rocha Lima, que prontamente atendeu e juntos fizeram uma reunião na sede da Câmara, juntamente com o procurador jurídico do município, Luciano Brum e o advogado Leonardo Bidart, também da Prefeitura, para discutir uma solução legal para a referida situação.

O transporte dos alunos vinha sendo feito há vários anos, porém, segundo o secretário informou, com base em norma legal, o município estaria impedido de transportar os alunos, já que a Escola CEIER é de responsabilidade do Estado e não do município.

Na opinião do presidente Marquinhos do Sindicato, caberia à secretaria de Estado da Educação resolver o problema com a contratação de empresa específica para o transporte dos alunos do referido trajeto, levando-se em consideração os riscos de acidentes na rodovia.