01 DE OUTUBRO - DIA DO VEREADOR

O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de Julho de 1984. O Decreto de Lei definiu o dia 1º de Outubro como Dia do Vereador, data em que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo.

A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas ou executivas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores.

O vereador possui um papel importantíssimo no município, ele é o elo entre a população e o Poder Executivo. Seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas, não é só isso! O vereador é o fiscal do dinheiro público, o representante do povo, é um assistente social, advogado, comunicador e etc. Nos diversos papéis do Vereador, a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar com o que considerar errado, priorizando o benefício coletivo, deve ser o mais importante.

Parabéns a todos os vereadores pelo seu dia!